Dor no quadril em atletas
Dor no quadril em atletas: muitas vezes têm dor no quadril causada por impactos diretos e síndromes por uso excessivo. É importante que o atleta preste atenção à dor logo no início, a fim de prevenir o desenvolvimento de uma condição crônica.
Ainda mais em atividades de alto impacto como corrida, exercícios aeróbicos como pular corda e, também, séries de exercícios anaeróbicos, como a prática do crossfit causam dor no quadril em atletas.
As dores no local são o resultado de inflamações nas articulações, ossos e/ou estruturas musculares do quadril.
Essas inflamações têm origem em algumas doenças ou em lesões causadas pelo esforço repetitivo.
Tanto as possíveis patologias que acometem os quadris, quanto lesões adquiridas, podem acabar desgastando os tecidos ósseos, musculares e cartilaginosos da região.
Por isso, o quadril é muito impactado pela maioria das atividades que uma pessoa fisicamente ativa realiza durante o dia.
Assim, o simples fato de andar muito pode prejudicar o quadril de alguma forma, por exemplo.
Porém, algumas pessoas que não praticam atividades físicas com frequência nem tampouco andam longas distâncias, podem também sentir incômodos no local, o que geralmente está ligado à patologias.
Aqui estão algumas das causas mais comuns de dor no quadril em atletas:
- Tensões no quadril
- Síndrome da banda iliotibial
- Artrose do Quadril
- Contusão da crista ilíaca
– Uma contusão da crista ilíaca é uma lesão aguda e dolorosa causada por um impacto direto na crista ilíaca da pélvis. A lesão pode causar sangramento nos músculos abdominais ou abdutores do quadril que se ligam à crista ilíaca. O osso e o músculo que a cobrem se machucam com frequência, e a dor pode ser intensa. Equipamento de proteção adequado pode ajudar a evitar essa lesão e primeiros socorros imediatos e descanso pode acelerar a recuperação. - Distensão dos Isquiotibiais
- Síndrome de Iliopsoas
– Dor na virilha e na parte superior da coxa, rigidez e sensação de estalos no quadril são sinais comuns de lesões no iliopsoas. Esse tipo de dor no quadril pode estar relacionado à bursite do iliopsoas (irritação e inflamação da bolsa sinovial do iliopsoas) ou à tendinite do iliopsoas (irritação e inflamação do tendão iliopsoas). A condição ocorre com mais frequência em ginastas, dançarinos e atletas de atletismo que realizam repetidos movimentos de flexão do quadril. - Bursite do Quadril
- Síndrome do Piriforme
- Fratura por Estresse do Quadril
- Dor e Lesão no Cóccix
- Sacroileíte
- Pubalgia
- Impacto femoro-acetabular
- Impacto e dor na virilha
Anatomicamente, o quadril é a articulação formada pela porção da bacia chamada de acetábulo e pela cabeça do fêmur. No entanto, quando se fala em dor no quadril, também incluímos algumas lesões da pelve, da porção superior do fêmur, da musculatura regional e de vários tendões e bursas, dentre outras estruturas.
Na dor no quadril em atletas incluem-se até mesmo as pubalgias como lesões da região do quadril. Acho que vale a pena mencionar a grande frequência de contraturas musculares que podem ser encontradas nesta região. Isso também é válido para outras regiões do corpo, mas no quadril é bem prevalente. Cabe ao ortopedista (e demais profissionais da saúde) avaliar se a dor muscular é primária, ou se surgiu secundariamente como forma de adaptação a outra lesão.
Quando usar compressa morna ou fria >
Principais causas de dor no quadril e coxa >
TEM ALGUMA DÚVIDA? Então deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.
Um Comentário