A dor na perna e membros inferiores pode ser causada por várias complicações como: má circulação do sangue nos membros inferiores, lesões nos nervos ou músculos, doenças cardiovasculares, nervo ciático, distrofias musculares, problemas na coluna vertebral, lesões após exercícios físicos sem preparo, diabetes, gota e varizes.
O resultado pode ser por uma inflamação do tecido (ocasionada por lesões ou doenças crônicas) ou por qualquer outro motivo, como ficar muito tempo em pé ou muito tempo sentado.
Por isso, para identificar a causa da dor na perna deve-se observar o local exato e as características da dor, assim como se as duas pernas são afetadas ou somente uma e se a dor piora ou melhora com o repouso. A dor nas pernas, mal localizada, não traumática, e recorrente ou persistente, é queixa clínica comum, junto com cansaço nas pernas e dores nas pernas à noite.
1. Problemas articulares
A artrite é uma condição associada à inflamação e inchaço nas articulações. É uma condição comum que pode afetar as articulações dos joelhos, tornozelos e quadris e ser a causa de dor na perna. A dor e a rigidez causadas pela artrite podem dificultar a execução de tarefas simples que envolvem o uso das pernas.
A artrose do joelho acontece por um desgaste das suas cartilagens. É uma causa comum de dor nas pernas, sendo bastante frequente em pessoas com mais de 50 anos e em pessoas com excesso de peso.
As características dessa dor incluem:dor no joelho após esforços físicos que melhoram com o repouso,rigidez ao se levantarpela manhã ou após longos períodos de repouso, presença de estalos (crepitações) quando movimenta o joelho, inchaço (edema) e dificuldade de caminhar.
2. Alterações nos músculos e tendões
A tendinite é uma condição comum de dor na perna causada por inflamação nos tendões, um tecido conjuntivo flexível que une os músculos ao osso. É causada principalmente pelo uso excessivo do músculo da panturrilha que resulta em lesões por desgaste.
Cansaço muscular é mais comum que ocorra o nas pernas ao fim do dia seja desencadeado pelo esforço ou por longos períodos em uma mesma posição (em pé ou sentada). As dores costumam atingir as duas pernas, na região das coxas e nas panturrilhas.
Câimbras musculares são episódios de dor intensa que afetam um músculo da panturrilha na parte de trás da perna. A câimbra muscular causa um espasmo e aperta o músculo afetado.
Fibromialgia quando a dor nas pernas é apenas uma parte de toda a dor no corpo. Além disso, os sintomas são insônia, fadiga, memória fraca e ainda é comum a associação com depressão e ansiedade.
Uma entorse ocorre quando um ligamento, um tecido que une os ossos, é rasgado ou esticado. A lesão geralmente ocorre no tornozelo. A dor costuma ser muito intensa e dificulta a movimentação da área lesionada.
Distensão muscular é mais uma lesão de esforço, muitas vezes associada a corridas. A distensão cria uma área muito dolorida na parte traseira do músculo da coxa, devido a uma ruptura parcial. Esta geralmente se desenvolve por causa de flexibilidade ou formação inadequadas, além de um pobre aquecimento.
Dores nas canelas ou síndrome do estresse tibial medial ocorrem quando os músculos e os tecidos ao redor do osso ficam inflamados. Elas são comuns entre pessoas que correm muito. Indivíduos com pés planos, arcos rígidos ou que usam sapatos errados também podem sofrer de dores nas canelas.
Um desses problemas é abiomecânica errada, responsável por causar sobrecarga nas nossas articulações e músculos. A biomecânica envolve todos os nossos movimentos, ou seja, ficar em pé, caminhar, correr, etc. Um exemplo muito comum da influência biomecânica nas dores das pernas são os corredores de ruas que se queixam de dores após correrem.
Na gravidez
Durante a gravidez, o eixo de equilíbrio da mulher tende a mudar por causa do peso e do espaço que o neném ocupa. Isso pode acabar gerando dor na perna, nas costas, na lombar e nos braços. Em grande maioria dos casos, os incômodos nas pernas na gestação são causados porque a gestante tende a andar com as pernas abertas, o que sobrecarrega a musculatura.
Principais causas das dores musculares e nos tendões >
3. Alterações da coluna vertebral
Estenose espinhal
A condição ocorre quando os espaços dentro dos ossos da coluna são estreitados. Isso leva à pressão sobre os nervos e pode levar a dor na perna, dormência e fraqueza nas pernas.
Orientações contra a má postura >
Dor ciática
A dor provocada pela compressão do nervo ciático costuma ocorrer após um esforço ou pegar um peso além do habitual. Esta condição ocorre quando uma hérnia de disco coloca pressão (ou ‘pinças’) em um nervo ou raiz nervosa na parte inferior da coluna. Geralmente causa uma dor na perna aguda que pode até dificultar ficar em pé ou andar.
4. Dor do crescimento
Uma causa muito comum de dor na perna em crianças e adolescentes, que pode ser causada pelo rápido crescimento ósseo, em geral na idade de 10-12 anos, não sendo grave. A localização da dor é mais comum nos membros inferiores, próxima do joelho, mas pode afetar o tornozelo e calcanhar. Aparece depois de ter realizado algum tipo de atividade física mais intensa ou à noite.
Saiba mais sobre a dor do crescimento >
5. Má circulação sanguínea
A sensação dequeimação e dor na pernaé o sinal típico das varizes. Varizes são veias dilatadas, tortuosas e de calibre aumentado, que dificultam a circulação sanguínea.
O comprometimento da circulação (insuficiência venosa) causa outros sintomas, que são: dor nas pernas, formigamento, coceira, inchaço e mudanças na cor da pele, que se tornam mais esbranquiçadas ou escurecidas.
Doença Arterial Periférica é uma condição que pode restringir o fluxo de sangue para as pernas. Ela endurece e estreita as artérias que reduzem o fluxo de sangue para as pernas. Isso resulta em dor ao caminhar, escalar e outras atividades que envolvem o uso das pernas.
A trombose é o entupimento de um vaso sanguíneo. Quando atinge uma veia é chamado trombose venosa profunda e quando acomete uma artéria, trombose arterial.
A trombose venosa profunda na perna apresenta como principais sintomas:dor súbita e intensa na panturrilha, edema e calor local.A dor se torna mais intensa quando fazemos grandes esforços físicos, ao subir ladeiras, escadas ou quando as temperaturas estão muito frias.
Neuropatia periférica é uma condição na qual os nervos do corpo são danificados principalmente devido ao diabetes. Isso leva a dor e dormência nas pernas. Algumas pessoas com essa condição também podem experimentar sensações de espinhos ou formigamento nos nervos das pernas.
Cuidados contra a má circulação sanguínea >
Como tratar e aliviar a dor na perna?
O tratamento para dor nas pernas depende do problema, que pode variar desde cansaço a problemas ortopédicos nas articulações ou na coluna vertebral.
No entanto, o mais comum é que a dor esteja relacionada com cansaço muscular ou problemas da circulação sanguínea, como varizes nas pernas e, por isso, a primeira opção de tratamento normalmente é feita para melhorar a circulação sanguínea.
- Descanso:Se você estiver sentindo dor nas pernas, tente descansar as pernas o máximo que puder. Faça pausas nas atividades que causam sua dor e dor.
- Gelo:Aplique uma bolsa de gelo nas pernas para reduzir a dor e o inchaço na área. Você pode deixar a bolsa fria por 10 a 20 minutos até três vezes ao dia.
- Compressão:Tente envolver a área ferida ou dolorida com uma bandagem elástica para reduzir o inchaço. Tenha cuidado para não enrolar muito apertado ou você pode sentir dormência.
- Elevação:Eleve a área afetada em travesseiros ou outra superfície macia enquanto estiver sentado ou deitado. Tente manter as pernas no nível do coração ou acima dele para reduzir o inchaço.
- Medicamentos:Dependendo da causa, o uso de medicamentos, como antibióticos ou anti-inflamatórios podem ser necessários para o alívio da dor.
Tratamento caseiro
O tratamento natural e caseiro para a dor nas pernas pode ser feito de várias formas, dependendo da origem da dor:
1. Cansaço muscular
Os problemas musculares normalmente aparecem devido ao esforço excessivo por parte do músculo envolvido, como levantar muito peso na academia ou ficar andando por muito tempo.
Nestes casos, é recomendado fazer uma massagem no local, manter as pernas de repouso e aplicar uma bolsa de água quente no músculo. Um bom remédio que ajuda a evitar as dores musculares nas pernas é beber cerca de 2 litros de água por dia, pois a hidratação melhora a resistência dos músculos.
2. Varizes e má circulação
Os problemas circulatórios geram sintomas como pernas inchadas, vermelhas, quentes e doloridas, especialmente no final do dia. Para acabar com esse desconforto deve-se usar meias compressivas durante o dia e fazer uma massagem desde os pés até à coxa, no final do dia.
>>> Exercícios para fazer trabalhando sentado >>>
Para evitar este problema, não se deve ficar muito tempo sentado ou de pé (parado), fazendo caminhadas regulares durante o dia ou se movimentando, sem fazer esforços exagerados.
3. Problemas nas articulações
A dor provocada por problemas articulares, normalmente, surge quando se movimenta o joelho ou o tornozelo.
>>> Evitar a dor articular >>>
Nestes casos, um bom tratamento consiste em tomar chás anti-inflamatórios, como o de macela ou de chapéu-de-couro, que fornecem minerais importantes. Para ajudar a diminuir a inflamação pode-se também utilizar uma compressa de gelo na articulação, nas primeiras 48 horas, e uma de calor após esse período. A compressa deve ser mantida por pelo menos 15 minutos, 2-3 vezes ao dia.
4. Alterações na coluna
Já quando a dor nas pernas surge devido a alterações na coluna, como hérnia de disco, é importante fazer fisioterapia associada a técnicas de reeducação postural, que ajudam a levantar objetos sem provocar lesões na coluna.
No entanto, para aliviar a dor em casa deve-se repousar, de preferência deitado em uma superfície lisa e dura e fazer uma massagem suave na região da coluna, utilizando óleos quentes. O sono é extremente importante, e deve estar adequado, pois é nesse período que ocorre a rehidratação dos discos, que perderam água durante o dia.
Agendar consulta >
Saiba mais sobre tensão muscular >
Tratamento caseiro para dor nas pernas >
TEM ALGUMA DÚVIDA? Então deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.
Um Comentário