Como o Pilates pode ajudar as articulações?

Embora muitos atribuam exercícios e academias à perda de peso, praticar exercícios físicos ajuda muito além disso. Exercícios regulares fortalecem músculos e ossos, ajudam a proteger contra doenças crônicas, como demência, Alzheimer, diabetes, hipertensão e infarto do miocárdio, e mantêm o coração e os pulmões fortes.

Pilates

Uma articulação é onde dois ossos se encontram – por exemplo, temos articulações esféricas em nossos ombros. É aqui que os ossos dos braços se unem aos ossos do ombro. A articulação consiste em ossos, cartilagem, ligamentos, músculos e sinóvia. Eles são essenciais para o corpo, pois nos ajudam a nos movimentar. Geralmente existem articulações em qualquer lugar em que um osso se encontre com pelo menos outro osso para formar uma articulação, exceto o osso hióide na garganta. Para mobilização articular, existe um tecido chamado de cartilagem, que se nutre com o movimento e precisa de musculatura forte para não sofrer sobrecarga em demasia.

Com a importância das articulações, é necessário mantê-las com cartilagens saudáveis. No entanto, o bom é que existem especialistas que podem ajudar nisso. Esses especialistas incluem fisioterapeutas, nutricionistas e ortopedistas. Além disso, atividades físicas e exercícios podem ajudar a manter as articulações com cartilagens saudáveis. Por exemplo, Pilates têm sido associados a articulações mais saudáveis. Por isso, a demanda por esses profissionais é grande. Se você já é instrutor de pilates ou fisioterapeuta, pode procurar vagas no Jooble.

Este artigo irá esclarecer como as atividades físicas podem ajudar a preservar as articulações. Vamos nos aprofundar nisso.

Como as atividades físicas podem ajudar a preservar as funções articulares

Os ossos auxiliam no movimento e na força e protegem outros órgãos como coração, rim, cérebro, etc. Portanto, mantê-los em ótimas condições é crucial para proteger os outros órgãos.

No entanto, vale a pena notar que as atividades físicas podem ajudar a manter os ossos e outras partes das articulações em ótimas condições. Ao contrário do que muitos pensam, o exercício não precisa envolver atividades extenuantes, máquinas ou dores. O exercício pode ser tão simples quanto caminhar.

Abaixo estão algumas das razões pelas quais você deve praticar atividades físicas para as articulações:

  1. Ajuda no Movimento

Os exercícios envolvem movimentos como empurrar, puxar, agachar, estocada, rotação, dobradiça e marcha. Enquanto isso, o movimento ajuda a estimular o corpo e nutri a cartilagem das articulações, evitando a condropatia. Também ajuda a manter o organismo funcionando e previne problemas decorrentes da falta de uso. Isso, por sua vez, ajuda a fortalecer os ossos, tecidos e ligamentos nas articulações. Também ajuda a diminuir a pressão em pontos enfraquecidos. Além disso, os movimentos ajudam a lubrificar as áreas ao redor das articulações.

  1. Ajuda a Ficar Forte

O exercício pode aumentar a massa e a densidade óssea, o que torna os ossos saudáveis. Portanto, atividades físicas regulares podem ajudar os seres humanos em crescimento (principalmente crianças e adolescentes) a desenvolver ossos saudáveis.

Da mesma forma, as atividades físicas podem fortalecer os ossos em adultos que não estão mais crescendo. Ossos fortes, por sua vez, podem ajudar as articulações melhorando a coordenação, reduzindo a dependência de um osso e facilitando o movimento.

  1. Ajuda a Manter um Peso Saudável

As atividades físicas aumentam o consumo de energia. O peso é construído com o excesso de calorias dos alimentos. As calorias são obtidas dos alimentos, enquanto são usadas para atividades físicas e mentais. Portanto, bons treinos podem ajudar a regular o peso.

Manter um peso saudável ajuda as articulações, reduzindo a pressão sobre elas. Estar acima do peso coloca pressão extra nas articulações que suportam peso, o que pode fazer com que se desgastam rapidamente.

Além de reduzir o estresse nas articulações, um peso saudável pode ajudar a diminuir as chances de adoecer. Um peso saudável previne doenças como obesidade, diabetes, pressão alta, colesterol alto, doenças cardíacas e derrame.

  1. Pode ajudar com a postura

Exercícios regulares podem ajudar a fortalecer os músculos centrais e superiores das costas. Isso, por sua vez, pode ajudar a manter uma ótima postura. As atividades físicas também podem ajudar a sustentar o corpo, facilitando o equilíbrio e evitando a curvatura.

  1. Variedade ajudam muito

Embora muitos possam confiar em um ou alguns exercícios para mantê-los em movimento, você pode precisar de mais de um tipo de exercício para obter os melhores resultados. É fundamental saber o exercício adequado para fazer coisas diferentes. São exercícios de força, emagrecimento, musculação, entre outros. Combinar variedades de exercícios é uma ótima maneira de garantir que você obtenha o melhor de seus treinos.

Além disso, você deve saber que confiar apenas no exercício não pode dar o melhor resultado. Você também precisa observar sua dieta e melhorar seu estilo de vida para maximizar o impacto de seus treinos.

Conclusão

As atividades físicas têm sido associadas a ossos fortes, excelente saúde e diminuição do risco de adoecer. Embora o exercício sozinho não ajude a alcançar tudo isso, ele ajuda bastante. No entanto, você só pode obter ótimos resultados quando combina exercícios com outros fatores positivos, como um ótimo estilo de vida e uma excelente dieta.

Vai iniciar uma atividade física? Faça uma avaliação 3D do movimento, força e pisada >
Tratar atrofia muscular com a fisioterapia >

MUITO BOM! VOCÊ LEU TODO O CONTEÚDO. Ficou alguma dúvida? Deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.