Luxação acromioclavicular crônica
Quando o paciente apresenta uma luxação acromioclavicular crônica (luxação ocorrida há mais de 1 mês) os procedimentos de redução e fixação in situ não são suficientes de maneira isolada. Nesses casos é indicado o uso de um reforço com um ligamento ou tendão. Esse tecido pode ser obtido no próprio ombro, através da mesma incisão (ligamento coracoacromial), ou do joelho / tornozelo (tendão semitendíneo ou fibular curto).
Tratamento especializado e individualizado em Brasília / DF.
>>> Conheça as causas de dor no ombro >>>
>>> Saiba sobre a Fratura de Clavícula >>>
Técnica de Weaver e Dunn
Usa o ligamento córaco-acromial como novo meio de fixação da clavícula distal, para o tratamento dos casos cirúrgicos de luxação acromioclavicular crônica.
Indicada a técnica cirúrgica de Weaver e Dunn na luxação acromioclavicular crônica, sintomática, tipos III, IV, V e VI (pela classificação de Rockwood). Contra-indicamos este procedimento nos casos de acromioplastia prévia do ombro, infecção local ou sistêmica e falta de condições clínicas do paciente.
Pós-operatório da luxação acromioclavicular crônica
O paciente deve utilizar imobilização com tipoia de ombro por 6-8 semanas (proteção ao reparo ligamentar, para cicatrização), período no qual são realizados apenas alguns alongamentos para evitar rigidez de ombro. Após esse período, inicia a fisioterapia motora objetivando ganhar amplitude de movimento. Atingida amplitude de movimento quase completa (entre 8-10 semanas), reforço muscular é iniciado.
Perguntas frequentes
A cintura escapular, também chamada de cíngulo peitoral, é um anel ósseo incompleto posteriormente. A cintura escapular é formada por dois conjuntos de ossos: as escápulas (omoplatas), posteriormente, e as clavículas, anteriormente, e é completada anteriormente pelo manúbrio do esterno (parte do esqueleto axial).
Articulação entre a clavícula e o acrômio (acromioclavicular). A articulação esternoclavicular situa-se entre a ponta medial da clavícula e o manúbio do esterno.
A luxação da articulação acromioclavicular é uma lesão bastante comum, principalmente em determinados desportos de contacto (rugby, futebol). Na maioria das luxações traumáticas do ombro ocorre também lesão da articulação acromioclavicular (AC). A AC é a ligação entre a escápula (omoplata) e a clavícula.
[jetpack-related-posts]
Um Comentário