Luxação patelar
A luxação patelar traumáticas ocorre geralmente após lesões esportivas, ocorrem na idade adulta, são unilaterais (envolvem apenas um joelho), acometem indivíduos com arquitetura da articulação entre a patela e o fêmur normal, com alinhamento do joelho normal, apresentam igual distribuição de ocorrência entre os sexos, e geralmente ocorrem somente uma vez.
Uma nova luxação patelar pode ocorrer em 17% nos próximos 2 a 5 anos, naqueles indivíduos que deslocaram a primeira vez. Caso haja uma segunda luxação, a probabilidade de ocorrer uma próxima vez é de 50% no mesmo período de tempo.
O que é luxação traumática?
Luxação é um deslocamento súbito, parcial ou total de um ou mais ossos de uma articulação.
A luxação traumática ocorre mediante a ação de uma força, que atua direta ou indiretamente numa articulação, deslocando o osso para uma posição anormal.
Grande parte de nossas articulações pode sofrer uma luxação, e quando ocorre, gera muita dor, incapacidade imediata e demonstra uma deformidade notável. A luxação é uma situação grave e deve ser tratada rapidamente por um médico especialista.
Qualquer um de nós pode sofrer luxação de alguma articulação durante a vida e geralmente as luxações de causa traumática ocorrem em articulações previamente normais.
Diagnóstico
No exame físico, pode-se observar um joelho extremamente doloroso, principalmente medial, derrame articular e equimose medial.
Uma radiografia simples demonstra a luxação patelar. Tomografia e ressonância não são necessário na urgência, podendo ser pedidas no acompanhamento ambulatorial para investigação de alterações associadas ou predisponentes.
Tratamento
O tratamento de uma luxação traumática se baseia na redução da luxação, ou seja, retornar o osso a sua posição original. Tal manobra deve ser executada por um médico especialista, pois a tentativa de redução feita de forma inadequada pode agravar a lesão.
Baseado na revisão sistemática de 70 artigos da literatura, o tratamento não cirúrgico foi recomendado na abordagem dos casos de primeira luxação patelar de origem traumática após a redução ter sido realizada, sendo necessário realizar a prevenção.
Na urgência é realizado a redução e imobilização do joelho, seguido por exercícios de fortalecimento do quadríceps.
Técnica de redução da luxação
A luxação patelar aguda ocorre quando a patela se desloca “para fora” do seu trilho no fêmur (troclea).
Geralmente ocorre por movimento abrupto de torção (movimento rotacional associado à flexão). Na maioria das vezes, o paciente se apresenta no pronto-socorro com a luxação reduzida espontaneamente.
Manobra: como o joelho fica em leve flexão, fazer a extensão do joelho e aplicar uma força em direção ao centro do joelho, a partir da borda lateral da paleta.
Tratamento operatório
Algumas situações especiais podem conduzir ao tratamento cirúrgico na primeira luxação da patela: fraturas com fragmentos de cartilagem e osso (osteocondrais) livres dentro da articulação e lesão completa do retináculo medial (estabilizadores internos da patela) com ampla exposição do espaço articular com o espaço subcutâneo.
Indicação absoluta para tratamento operatório é a luxação patelar recidivante (novas luxações sem trauma).
Conheça sobre as lesões na cartilagem do joelho >
Saiba mais sobre luxação patelar >
Referências:
– Reconstrução do ligamento patelofemoral medial para tratamento da luxação recidivante da patela
– Luxação aguda da patela
MUITO BOM! VOCÊ LEU TODO O CONTEÚDO. Ficou alguma dúvida? Deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.
Um Comentário