A plica sinovial é uma dobra na bainha sinovial do joelho. Em outras palavras é uma prega da membrana fibrosa que se projeta para a cavidade articular. Essa anormalidade congênita deriva de um remanescente de pregas formadas durante o estágio embriológico do desenvolvimento. Durante a maturação, essas pregas são absorvidas pela cápsula articular; mas em uma parcela da população isso não ocorre e deixa uma área espessada ou uma ruga no interior da membrana.
Então quando a plica sinovial provoca dor?
Em geral, ocorre durante esportes cíclicos (repetitivos) como a corrida de rua, trilha e ciclismo. Isso pode ocorrer durante um longo período de tempo, como quando a plica é irritada com certos exercícios, movimentos repetitivos, ou quando você ajoelha.
Classicamente, são pessoas que praticam esporte com regularidade e, por determinados motivos, afastam- se, e ao retornarem, possuem algum grau de fraqueza ou desequilíbrio muscular, além de eventual ganho de peso.
Também pode ocorrer subitamente, por exemplo, quando o joelho é atingido na área em torno da plica sinovial medial. Isso pode ocorrer a partir de uma queda seguida de entorse do joelho ou de uma contusão. Isso pode levar a cicatrização e espessamento do tecido da plica mais tardiamente, levando à recorrência de sintomas e eventual lesão secundária da cartilagem.
Sintomas da síndrome da plica sinovial
Queixas frequentes envolvem:
- Dor no lado interno da patela;
- Sensação de ressalto na região de dentro da patela;
- Irritação, sensação de peso no joelho;
- Inchaço apos atividade física.
Diagnóstico
O diagnóstico da Síndrome da Plica Sinovial do Joelho começa com histórico e exame físico. O exame é utilizado para tentar determinar onde a dor se encontra e se a plica é ou não sentida. Os raios X não mostrarão a plica.
>>> Saiba sobre o Cisto de Baker no joelho >>>
>>> Conheça as causa de dor anterior no joelho >>>
>>> Conheça sobre as principais causa de dor no joelho >>>
Se há incerteza no diagnóstico após a a primeira avaliação, a ressonância magnética deve ser solicitada. Neste exame de imagem considerado hoje como padrão ouro, nota-se a estrutura espessada, interposta e associada ou não a lesões cartilaginosas.
Tratamentos para a plica sinovial patológica
Felizmente, como a síndrome da plica sinovial está ligada ao mau funcionamento muscular, a grande maioria das pessoas se beneficia com o tratamento não cirúrgico. O objetivo principal é reduzir a inflamação e a fricção e retomar uma boa função muscular.
Inicialmente, solicita-se afastamento de atividades como correr, pedalar, ou determinadas máquinas na academia. Recursos anti-inflamatórios são empregados na fisioterapia como o laser, ultrassom e gelo sob pressão. A seguir, inicia-se a ativação muscular e progride-se com o fortalecimento, visando que o músculo anterior da coxa (quadríceps) recupere sua capacidade de absorver a energia cinética do esporte.
Tratamento especializado e individualizado em Brasília / DF.
Mais sobre síndromes femoropatelares >
Cirurgia
Se todas as tentativas de tratamentos não-cirúrgicos para a plica sinovial patológica falham, a cirurgia pode ser sugerida. Normalmente, é realizada através de artroscopia, em pouco tempo de cirurgia e consiste na simples remoção da estrutura. Não existem problemas relatados após sua remoção.
No período pós-operatório, o paciente deve se reabilitar visando redução da dor e melhoria da função muscular.
Perguntas frequentes
A plica sinovial é uma dobra na bainha sinovial do joelho. Em outras palavras é uma prega da membrana fibrosa que se projeta para a cavidade articular. A plica sinovial é um tecido embrionário presente no joelho de mais de 70% da população e que geralmente não atrapalha a vida inteira.
[jetpack-related-posts]
Um Comentário