Mesmo com algumas áreas predominantes das quais a tendinite afeta, a tendinite do tríceps também pode ocorrer. O tríceps está localizado na parte posterior do braço, região que está em constante movimento, seja nas nossas tarefas diárias ou até mesmo durante a prática de um exercício, como a musculação, por exemplo, e é responsável pelo movimento de extensão da articulação.
Em casos onde a tendinite do tríceps, o tendão tricipital está ligado ao músculo (tríceps) que possui três cabeças, fixa no olecrano, região da ulna que está ligada ao cotovelo, pode ser inflamada ao sofrer traumas que consequentemente irão afetar o tendão.
Causas de tendinite do tríceps
A principal causa para levar a inflamação e edema no tríceps (tendinopatia tricipital) é o sobreuso do cotovelo, sendo isso mais comum em esportistas e pessoas que executem uma função de movimentos repetitivos durante o trabalho. Entretanto, um trauma indireto sobre o cotovelo, geralmente uma queda, na qual se apoia a mão com extensão do cotovelo, pode levar a lesão parcial do tendão que sofre um processo inflamatório localizado.
A etiologia da tendinopatia calcárea ainda permanece desconhecida, da mesma forma como sua associação com outras comorbidades e pode também ocorrer no tendão tricipital.
Sintomas de tendinite do Tríceps
Normalmente o paciente com tendinite do tríceps apresenta uma dor à palpação localizada na região posterior do cotovelo, mais comum próximo a inserção do tendão junto ao olecrano. Pode haver um edema local e geralmente a dor do paciente piora ao realizar uma resistência ao movimento de extensão do cotovelo. O paciente pode ainda reclamar de dor ao apoiar o cotovelo sobre regiões de superfície dura.
O exame de Raio- X pode mostrar a presença de um esporão na ponta do olecrano, isso ocorre por tração do tendão do tríceps junto a sua inserção e isso é um sinal indireto da inflamação do tendão. As vezes esse esporão é causa de dor localizada e causa dor quando o paciente apoia o cotovelo.
A Ressonância Magnética pode evidenciar a presença da inflamação do tendão do tríceps e sua gravidade, incluindo possíveis lesões parciais do tendão.
Tratamentos da tendinite do Tríceps
O tratamento inicial para tendinite do tríceps deve ser conservador, baseado no repouso relativo do membro acometido, crioterapia, fisioterapia analgésica, exercícios de alongamento e, eventualmente uso de analgésicos e/ou anti-inflamatório.
Devemos lembrar que existem diversas doenças sistêmicas que podem levar a inflamação do tríceps, tais como: dermatomiosite, polimiosite, cigarro e Esclerodermia e, dessa maneira, nesses casos, temos que tratar a doença de base, além da inflamação.
>>> Tratamento com ortotripsia >>>
>>> Rotura do tendão tricipital >>>
O tratamento cirúrgico é indicado na falha do tratamento conservador e depende da atividade do paciente, idade e suas condições clínicas.
Retorno ao Esporte
Seguir recomendações para evitar com que a tendinite do tríceps não se desenvolva em outras regiões do corpo também previne contra novas lesões. Alongar-se antes da atividade física, não cometer excessos prejudiciais para o corpo ou até mesmo escolher um calçado que sejam adequados à corrida, por exemplo, são atitudes que evitam o retorno do desconforto em quaisquer articulações.
Perguntas frequentes
- Uso de analgésicos e anti-inflamatórios;
- Repouso;
- Compressas de gelo;
- Uso de órteses para imobilizar a região afetada;
- Tratamento fisioterápico.
Os tendões ligam os músculos aos ossos. Se o tendão do tríceps se romper junto ao cotovelo, a força no braço perde-se e não se consegue esticar o cotovelo contra resistência. Quando essa rotura completa acontece, o tendão na se regenera e nem cicatriza.
[jetpack-related-posts]
Um Comentário