Para quem sofreu uma lesão do ligamento, a ruptura do ligamento cruzado anterior do joelhoé uma lesão frequente nos esportes. A entorse é, disparadamente, o movimento que mais lesa estruturas intrínsecas do joelho. No futebol, esporte muito popular no Brasil, o trauma ocorre com o pé fixo ao solo, ou preso à perna do adversário, ocorrendo rotação anormal interna ou externa do fêmur em relação à tíbia.
1) Tratamento com ou sem operação para quem sofreu uma lesão do ligamento?
O tratamento para quem sofreu uma lesão do ligamento pode ser operatório ou sem cirurgia, com a realização de fisioterapia. Por se tratar de uma estrutura com pouca capacidade de cicatrização, o tratamento na grande maioria das vezes é cirúrgico, em pacientes ativos e jovens. Na reconstrução é utilizado outra estrutura tendinosa para ser implantada na região do ligamento que rompeu.
2) Com quem vou reabilitar?
O ideal é uma clínica de ortopedia e fisioterapia especializada, com fisioterapia integrada. Uma boa comunicação entre profissionais e estabelecimento de protocolos de reabilitação estão estatisticamente ligados a melhores resultados.
3) Fisioterapia só depois da cirurgia?
Sofreu uma lesão do ligamento? Verifique com seu médico a possibilidade de realizar fisioterapia pré-operatória. Caso não haja contra indicações como lesões meniscais bloqueando joelho ou lesões concomitantes a outros ligamentos, a fisioterapia pré-operatória mantém a musculatura trófica, melhora a dor e assegura um arco de movimento normal do joelho.
O trabalho de fortalecimento com o fisioterapeuta que entenda bem a lesão e que siga o protocolo iniciado sob proteção articular, mantendo sempre a comunicação entre os profissionais da saúde.
4) Sofreu uma lesão do ligamento? Informe-se!
Discuta com seu médico a técnica e a seleção do enxerto a serem utilizadas na cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior se sofreu uma lesão do ligamento.
5) Escolha o momento certo para operar.
Adiar indefinidamente a cirurgia do Ligamento Cruzado Anterior aumentará bastante o risco de lesões secundárias que podem comprometer a saúde do seu joelho de forma definitiva. No caso dos que não são atletas profissionais, adiar brevemente o procedimento cirúrgico para ter uma maior dedicação ao tratamento tende a ser uma alternativa razoável.
6) Não tenha pressa!
A reabilitação do ligamento cruzado anterior leva oito meses, em média, e o retorno pleno ao esporte deve ser gradual, após melhoria do condicionamento físico. Para esportes de contato como o futebol, por exemplo, pode-se levar de nove meses a um ano.
7) Não se assuste!
Tanto antes da cirurgia quanto depois, a musculatura do membro afetado, principalmente a musculatura da coxa, sofrerá atrofia. A isso denominamos “inibição artrogênica do quadríceps”. Em outra palavra, o grupo muscular fica inibido e, além de atrofiar, não responde completamente a estímulos voluntários de contração. Mas isso é revertido por uma fisioterapia com reabilitação bem feita.
8) Minha musculatura está equilibrada?
Verifique com seu médico a possibilidade de realizar exame tridimensional do movimento, idealmente no sexto mês pós-operatório, afim de se avaliar equilíbrio da musculatura e auxiliar no trabalho de grupos musculares que, por ventura, estejam fracos.
Importante: Retorne devagar!
É muito comum que haja ansiedade no retorno ao esporte. Cada modalidade esportiva tem seu tempo de volta, respeitando a biologia da integração do enxerto e da qualidade da reabilitação empregada. Picos de treino podem causar sobrecarga no joelho atrasando ainda mais o tão sonhado retorno às quadras, ruas, trilhas e aos gramados!
MUITO BOM! VOCÊ LEU TODO O CONTEÚDO. Ficou alguma dúvida? Deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.
Um Comentário