Tratamento para ruptura do manguito rotador
Eu preciso operar uma ruptura dos tendões do manguito rotador?
O tratamento para ruptura do manguito rotador é necessário quando continuar a usá-lo, e ter aumento da dor, pois poderá causar mais danos. A ruptura de tendão no ombro pode ficar maior com o tempo.
Dor crônica no ombro e braço são boas razões para ver o seu médico. O tratamento precoce pode prevenir que os sintomas piorem. Ele também irá levá-lo de volta à sua rotina normal muito mais rápido.
O objetivo de qualquer tratamento para ruptura do manguito rotador é reduzir a dor e restaurar a função. Existem várias opções de tratamento para ruptura do manguito rotador e a melhor opção é diferente para cada pessoa. No planejamento de seu tratamento, o seu médico irá considerar a sua idade, nível de atividade, a saúde geral e o tipo de ruptura que você tem.
Não há nenhuma evidência de melhores resultados de cirurgia realizada no início da lesão contra mais tarde. Por esta razão, muitos médicos primeiro recomendam o tratamento conservador.
>>> Saiba mais sobre o tratamento de tendinites no ombro >>>
>>> Conheça sobre a artrose acrômio-clavicular >>>
Tratamento especializado e individualizado em Brasília / DF.
Tratamento para ruptura do manguito rotador conservador
Em cerca de 50% dos pacientes, o tratamento para ruptura do manguito rotador conservador alivia a dor e melhora a função do ombro. Força do ombro, no entanto, não costuma melhorar sem cirurgia.
Opções de tratamento para ruptura do manguito rotador conservador podem incluir:
• Repouso: o seu médico pode sugerir descanso e limitação das atividades gerais. Ele também pode prescrever uma tipóia para ajudar a proteger o ombro e mantê-lo quieto.
• Modificação de atividades: evite atividades que causem dor no ombro.
• Medicamentos anti-inflamatórios: essas drogas reduzem a dor e inchaço.
• Exercícios de fortalecimento e fisioterapia: exercícios específicos restauram o movimento e fortalecem seu ombro. Seu programa de exercícios deve incluir séries para melhorar a flexibilidade e amplitude de movimento. Fortalecimento dos músculos que sustentam o ombro pode aliviar a dor e evitar mais danos. Instruções de como fazer aqui.
• Injeção de corticosteroide: caso repouso, medicamentos e fisioterapia não aliviem sua dor, uma injeção de um anestésico local e uma preparação de cortisona pode ser útil. A cortisona é um medicamento anti-inflamatório muito eficaz.
Infiltração no ombro: em casos crônicos ou sem melhora com o tratamento, pode ser feito. E associado com a ortotripsia (terapias de ondas de choque).
A principal vantagem de um tratamento conservador é que ele evita os riscos possíveis da cirurgia, tais como:
• infecção
• rigidez permanente
• complicações anestésicas
• às vezes, o tempo de recuperação prolongado
As desvantagens do tratamento conservador são:
• melhorias na força não é total
• tamanho da ruptura pode aumentar ao longo do tempo, caso mantenha o esforço
• as atividades podem necessitar de modificações
>>> Tratamento da discinesia escapular >>>
>>> Fortalecimento dos músculos da cintura escapular >>>
Tratamento para ruptura do manguito rotador operatório
O seu médico pode recomendar a cirurgia se a dor não melhorar com os métodos conservadores. Permanência da dor é a principal indicação para a cirurgia como tratamento para ruptura do manguito rotador. Se você for muito ativo e usar os braços para o trabalho braçal ou esportes, o médico também pode sugerir a operação.
Outros sinais de que a cirurgia pode ser uma boa opção para você incluem:
• Seus sintomas durarem 6 a 12 meses
• Você tem um grande rasgo (mais de 3 cm)
• Você tem fraqueza significativa e perda de função do seu ombro
• O seu rasgo foi causado por uma recente lesão, aguda
A cirurgia de tratamento para ruptura do manguito rotador na maioria das vezes envolve a costura do tendão da cabeça do úmero (osso do braço). Existem algumas opções para reparar lesões do manguito rotador. O seu cirurgião ortopedista irá discutir com você o melhor procedimento para atender às suas necessidades de saúde individuais.
Perguntas frequentes
O músculo supra-espinhal é um músculo relativamente pequeno da face superior dorsal da escápula, que têm seu nome derivado da fossa supra-espinhal da escápula, onde ele se encontra. É um dos quatro músculos do manguito rotador, e também abduz o braço no ombro. Sofre bastante sobrecarga nos movimentos do ombro e é muito acometido por tendinite e roturas. A fisioterapia é indispensável e pode ser feita com compressas de gelo, de 3 ou 4 vezes ao dia, são indicados aparelhos que facilitam a recuperação como tens, ultrassom e laser, além de técnicas para aumentar a amplitude dos movimentos.
Caso não tenha esforço com o braço leva-se 45 para retornar. Caso necessite de esforço, em torno de 3 até 6 meses. O tempo médio de cicatrização fica em torno de 06 semanas, já a recuperação funcional vai depender muito do tipo de lesão e características individuais do paciente. Tem de realizar repouso, fisioterapia e fortalecimento.
A cirurgia de reparo do manguito rotador pode ser realizada por meio da artroscopia e instrumentais especiais, que permitem que todo o procedimento seja feito por pequenas incisões na pele. O princípio da cirurgia é realizar a sutura dos tendões no osso, para permitir a sua cicatrização.
- Repouso do tendão afetado (tipoia para o ombro, tala para o punho, etc).
- Aplicação cuidadosa de gelo para diminuir a inflamação.
- Eventuais medicamentos anti-inflamatórios prescritos pelo seu médico.
- Acupuntura.
- Fisioterapia para analgesia (ultrassom, laser, massagem miofacial, entre outras).
[jetpack-related-posts]
Um Comentário