O que é Artrose no joelho
É um processo degenerativo da articulação, com lesões na cartilagem e no osso que está recoberto pela cartilagem, que provoca a destruição e deformidade da cartilagem articular. Pode ocorrer em qualquer articulação do corpo, sendo comum nas mãos, coluna, joelhos e quadril. A doença é comum durante o envelhecimento e pode causar muita dor e incapacidade funcional.
A artrose é uma inflamação decorrente do desgaste da cartilagem em uma ou mais das suas articulações. Dor, inchaço e rigidez são os principais sintomas. Qualquer articulações afetadas no corpo podem ter o quadro clínico, mas é particularmente comum artrose no joelho.
Artrose do joelho ou gonartrose pode tornar difícil de fazer muitas atividades cotidianas, como caminhar ou subir escadas. É uma das principais causas de afastamento do trabalho e uma deficiência grave para muitas pessoas. Embora não haja cura para a artrose, existem muitas opções de tratamento disponíveis para ajudar a controlar a dor e manter as pessoas ativas.
As mulheres geralmente são afetadas após os 45 anos e os homens após os 50 anos de idade, mas praticamente todos os idosos com mais de 75 anos sofrem com artrose no joelho. Acredita-se que a artrose no joelho possa surgir precocemente, antes dos 65 anos de idade nas seguintes situações: Mulheres na menopausa; pessoas com osteoporose; em caso de carência de vitamina C e D; pessoas que estejam acima do peso; pessoas com diabetes ou colesterol alto; pessoas que têm os músculos da coxa muito fracos; em caso de rompimento do ligamento cruzado anterior ou ruptura do menisco no joelho; alterações como genovaro ou genovalgo, que é quando os joelhos estão voltados para dentro ou para fora.
Descrição dos tipos de artrose
Os principais tipos de artrose no joelho são a osteoartrose primária, a provocada pela artrite reumatóide e a artrose pós-traumática. Podemos separar a artrose de joelho em dois grupos: 1- artrose primária; 2- artrose secundária. A artrose de joelho primária é aquela sem causa definida, simplesmente começa a ocorrer a degeneração da cartilagem, podendo ocorrer em uma ou mais articulações. Já a artrose de joelho secundária, existe algum fator que ocasiona a ocorrência da artrose. Exemplos: doenças reumáticas ou inflamatórias, após fraturas articulares, após deformidades dos membros, após osteonecrose, entre outras.
Artrose no joelho Primária
A osteoartrose é a forma mais comum de artrose no joelho. É um “desgaste-e-rasga” tipo degenerativo de artrose que ocorre mais frequentemente em pessoas com 50 anos de idade e mais velhos, mas pode ocorrer em pessoas mais jovens também. Nela, a cartilagem na articulação do joelho gradualmente se desgasta. Como a cartilagem se desgasta, torna-se áspera, e o espaço entre os ossos diminui. Isto pode resultar no atrito osso-osso, e produzem dor e formação óssea atópica. Osteoartrose se desenvolve lentamente e a dor piora com o tempo.
Artrite Reumatóide
A artrite reumatóide é uma doença crônica que ataca várias articulações em todo o corpo, incluindo a articulação do joelho. A artrose no joelho é simétrica, o que significa que geralmente afeta a mesma articulação em ambos os lados do corpo. Nela, a membrana sinovial, que cobre a articulação do joelho, começa a inchar, resultando em dor e rigidez no joelho. A artrite reumatóide é uma doença auto-imune. Isto significa que o sistema imunitário ataca os seus próprios tecidos. O sistema imunológico provoca danos ao tecido normal (como cartilagem e ligamentos) e enfraquece o osso.
Artrose no joelho pós-traumática
Artrose no joelho pós-traumática é a forma de artrose que se desenvolve após uma lesão no joelho. Por exemplo, um osso fraturado pode danificar a superfície articular e conduzir a artrose anos após a lesão. Lesões meniscais e lesões ligamentares podem causar instabilidade e desgaste adicional sobre a cartilagem do joelho, que, ao longo do tempo, pode resultar em artrose.
Osteoartrose ou gonartrose tricompartimental
xistem três compartimentos do joelho. Cada compartimento recebe o nome a partir dos dois ossos que se juntam naquele compartimento da articulação do joelho. Quando os três são atingidos que falamos em osteoartrose tricompartimental. Os três compartimentos são:
- compartimento femorotibial medial (interno)
- compartimento femorotibial lateral (externo)
- compartimento femoropatelar (formado pela patela e fêmur)
A gonartrose pode afetar um, dois ou três compartimentos do joelho (osteoartrose tricompartimental). Quando os três são afetados, é chamado de gonartrose tricompartimental. Existem vários tratamentos conservadores para ajudar a aliviar a osteoartrite do joelho. Quando tratamentos conservadores não são eficazes, você pode ser um candidato para a cirurgia de substituição do joelho.
Sintomas da artrose no joelho
A artrose no joelho afetado pode ser dolorosa e inchada. De um modo geral, a dor desenvolve-se gradualmente ao longo do tempo, embora o início súbito também seja possível. Demais sintomas podem ser:
- A articulação pode tornar-se rígida e volumosa, ficando difícil dobrar e esticar o joelho.
- Dor no joelho e inchaço pode ser pior na parte da manhã, ou depois de sentar-se ou repousar-se.
- Atividade vigorosa pode causar dor e sensação de calor.
- Fragmentos soltos de cartilagem e outros tecidos podem interferir com o movimento suave das articulações. O joelho pode “travar” durante o movimento; pode ranger, estalar ou fazer um barulho incomodativo (crepitação).
- A dor pode causar uma sensação de fraqueza no joelho.
- Muitas pessoas com artrose sentem dores nas articulações com tempo chuvoso ou frio.
Artrose é uma doença articular inflamatória que cursa com artrite (processo inflamatório).
Artrite no Joelho Sintomas
Os sintomas da artrite são dor, inchaço e uma vermelhidão que pode levar à perda de função, ou seja, a falta de movimento total ou parcial da articulação. A artrite pode ocorrer nas doenças articulares mais comuns, como osteoartrite, que é chamada de artrose.
Artrose raio x do joelho
Serão necessários raios X para confirmar a perda de cartilagem e os danos articulares associados às anomalias observadas durante o exame físico. Em imagens de raios X, a perda de cartilagem aparece como estreitamento do espaço entre as extremidades dos ossos que formam a articulação e conseguimos diagnosticar a osteoartrose tricompartimental. Isso é chamado de estreitamento do espaço articular. O lado que tiver vai definir se a artrose é medial ou lateral.
Grau da artrose no joelho
Uma das mais utilizadas é a classificação de Dejour:
-Tipo 1: Pré-artrose. Apenas abrasão da cartilagem, com poucos sintomas, radiografias normais. Geralmente demora cerca de 10 anos até atingir o estágio 2 Tipo 2: Artrose inicial. Pouco sintomático, apresenta lesão de cartilagem já visível ao raio-x, com reações ósseas características da artrose. Este estágio tem duração média de 8 anos Tipo 3: Artrose mais avançada, nesse estágio há lesão importante de cartilagem, no raio-x vemos “osso com osso” Tipo 4: artrose grave A de Allback tem o grau 5, com subluxação do joelho.
Diagnóstico da artrose de joelho
Com a história do paciente, com os sintomas relatados, conforme acima citados. Com o exame físico realizado por ortopedista, avaliando o local da dor, presença de edema, deformidades e alterações que justifiquem o processo. E com exames de imagem: Radiografia é um exame que avalia a parte óssea, sendo suficiente para o diagnóstico da artrose Para avaliar a cartilagem em fases iniciais da artrose, o exame indicado é a Ressonância Magnética. Apesar de ser um excelente exame, a cartilagem é um tecido de difícil visualização.
Exame médico ortopédico
Durante a sua consulta para artrose no joelho, o seu médico irá conversar com você sobre os seus sintomas e história médica, realizar um exame físico e, possivelmente, pedir exames de diagnóstico, como radiografias ou exames de sangue.
Exame físico
Durante o exame físico, o médico vai olhar para:
- Inchaço das articulações, calor ou vermelhidão
- Sensibilidade sobre o joelho
- A amplitude de movimento passiva e ativa
- A instabilidade da articulação
- Crepitação (a sensação de atrito dentro da articulação) com o movimento
- Dor quando o peso é colocado sobre o joelho
- Problemas com a sua marcha (o jeito que você anda)
- Quaisquer sinais de lesões nos músculos, tendões e ligamentos que cercam o joelho
- Envolvimento de outras articulações (uma indicação de artrite reumatóide)
Exames de imagem
• Radiografias: estes exames criam imagens detalhadas de estruturas densas, como o osso. Eles podem ajudar a distinguir entre várias formas de artrite. O raio X de um joelho artrítico pode apresentar um estreitamento dos espaços da articulação, alterações no osso e a formação de osteófitos (pontas de osso). • Outros testes: Ocasionalmente, uma ressonância magnética (RM), tomografia computadorizada (TC) ou uma cintilografia do osso pode ser necessária para determinar o estado das estruturas ósseas e tecidos moles do seu joelho.
Exames laboratoriais
O seu médico pode também recomendar exames de sangue para determinar qual tipo de artrite que você tem. Em alguns tipos de artrite, incluindo artrite reumatóide, irão ajudar no diagnóstico adequado.
Como tratar artrose no joelho
Uma vez feito o diagnóstico de uma artrose no joelho, o seu tratamento se impõe, pois a artrose no joelho tem cura, e deverá ser feito de acordo com a extensão da mesma. Nos casos de osteoartrose avançada o tratamento se baseia em correções de alinhamento do joelho e próteses parciais ou totais. Nos pacientes jovens com artrose localizada, inicialmente o tratamento de artrose no joelho deve ser conservador, através de medicamentos específicos para o tratamento de artrose, que podem ser sistêmicos ou locais dependendo da resposta e gravidade da lesão. Também é de fundamental importância que seja instituído o tratamento fisioterápico com exercícios regulares de fortalecimento e alongamento de grupos musculares específicos. Outras medidas importantes são a orientação ao paciente quanto ao seu controle de peso e quanto aos seus limites nas atividades físicas esportivas.
>>> Para que serve a Análise do Movimento >>>
>>> Exercícios de Fortalecimento para idosos >>>
Tratamento especializado e individualizado em Brasília / DF.
Tratamento medicamentoso oral
Para artrose no joelho é limitado e baseia-se no uso de suplementos alimentares (colágeno hidrolisado), sendo que o uso desta conduta é controverso, podendo ser utilizado alimentos como gelatina ou colágeno manipulado. Existem fitoterápicos anti-inflamatórios e imunomoduladores, como a Harpagophytum procumbens DC, canela de velho ou a curcuma (açafrão), que podem ser usados por períodos prolongados.
>>> Suplementos no tratamento das lesões de cartilagem >>>
>>> Fitoterapia no controle da dor na artrose >>>
>>> Remédios para tratar os sintomas da artrose >>>
Viscossuplementação
Aplicações de ácido hialurônico no joelho (intra-articular) alivia os sintomas da artrose no joelhoe melhora o movimento articular em artroses leves e moderadas, podendo ser repetido de 6 meses a 1 ano. Sempre associado com atividade física para manter a mobilidade articular e o trofismo muscular adequado.
>>> O que é Viscossuplementação >>>
>>> O que é bom para artrose no joelho: dicas de cuidados >>>
Tratamento cirúrgico para artrose no joelho
Existem alternativas cirúrgicas para tratar artrose de joelho. A mais simples e menos agressiva é a artroscopia. Existem 3 situações que vale a pena realizar este procedimento:
- Artrose com lesão meniscal sintomática;
- Com corpo livre articular sintomático;
- Com a presença de osteófito anterior que limita a extensão do joelho.
Artroscopia simplesmente para limpeza não é indicada, pois a melhora da dor é limitada, podendo até piorar o quadro. Outra alternativa cirúrgica para tratar artrose de joelho é a osteotomia que é indicada no caso de artrose de apenas 1 compartimento, com o intuito de transferir a carga para o compartimento sadio. É um procedimento para melhorar a dor e adiar a progressão da artrose no compartimento comprometido.
E por fim, a cirurgia com maior maior capacidade de resolução, a artroplastia do joelho . Nesta cirurgia, a articulação é substituída por uma prótese metálica, com melhora muito evidente da dor, porém é uma cirurgia que não dura para sempre, pois a prótese em algum momento soltará. Costuma durar entre 15 e 20 anos, dependendo de uma série de fatores.
Osteotomias
O desgaste da cartilagem provando artrose no joelho muitas vezes reflete alterações que derivam de um mau alinhamento dos membros inferiores, sobrecarregando a articulação. A correção do eixo de carga dos membros inferiores é feito através de osteotomias ou substituições articulares. Essa avaliação deve ser realizada pelo cirurgião que deve analisar alguns parâmetros como idade fisiológica do paciente, constituição física, integridade e suficiência muscular, grau de acometimento ou preservação de outras partes do joelho, movimentação articular e deformidades, nível de atividade física e demanda funcional, doenças reumáticas e outros.
A osteotomia é uma cirurgia realizada para corrigir distorções angulares dos membros inferiores. Este procedimento tem maior eficácia quando a pessoa tem uma perna com o eixo de carga fora do centro do joelho, para o lado interno – joelho varo – ou para o lado externo – joelho valgo -. Pacientes com casos de artrose do joelho, a eficácia do tratamento depende de se tratar de uma lesão ou artrose relativamente localizada. Se o joelho se encontra todo acometido, as cirurgias de osteotomias que modificam o eixo não são eficazes. As cirurgias de osteotomias podem ser realizadas tanto no fêmur (osso da coxa) como na tíbia (osso da perna). As osteotomias para correção dos joelhos varos são realizadas na tíbia e as osteotomias para correção dos joelhos valgos são realizadas no fêmur. As osteotomias tem a mesma indicação da prótese unicompartimental.
Substituição protética do joelho
Perguntas frequentes
Gonartrose é o nome dado à artrose do joelho, ou seja, o desgaste da cartilagem do joelho. O joelho tem três compartimentos (medial, lateral e patelo-femoral). Gonartose tricompartimental significa que o desgaste acomete todos os compartimentos do joelho. Gonartrose tricompartimental bilateral siginifica que acomete os dois joelhos.
Gonartrose é o nome que damos à artrose do joelho, ou seja, o desgaste da cartilagem do joelho total. O joelho tem três compartimentos (medial, lateral e patelo-femoral ). Gonartrose ou artrose tricompartimental é o processo degenerativo (desgaste) da articulação do joelho em todos os compartimentos.
Os exercícios físicos mais aconselhados para quem sofre de artrose de joelho são caminhada leve, com tênis apropriado para corrida, andar de bicicleta, hidroterapia ou hidroginástica mas o médico ou o fisioterapeuta poderão indicar o melhor exercício no seu caso específico.
- Dor no joelho de carácter mecânico, isto é, que surge com o movimento e alivia com o repouso, localizando-se no compartimento mais afetado;
- Rigidez ao iniciar os movimentos;
- Derrame articular ou “inchaço do joelho”;
[jetpack-related-posts]
Bom dia o que pode ser feito para termos mais segurança,ao descer escada e rampas inclinadas pois a dor aumenta e da muita insegurança,tendo a sensação de que vamos cair
Oi, Maria Aparecida, a primeira coisa é usar o corrimão, sempre descer com o apoio. A segunda medida é fortalecimento muscular da coxa e quadril, através de fisioterapia, ou pilates, ou musculação. Veja essas instruções: https://meujoelho.com/pacientes/topico/exercicios-para-fortalecimento-muscular-em-idosos/
Também pode ser utilizado joelheira, quando for realizar a atividade.
Preciso saber melhor sobre esse problema de artrose
Oi, Gildete, o artigo é bem informativo.
Tem mais informações neste artigo: https://especialistaemjoelhodf.com.br/gonartrose-saiba-como-identificar-e-tratar-a-artrose-do-joelho/
Como a pessoa evita o desgaste?
Victor, o principal é controlar o peso, não pode estar acima da faixa para seu biotipo. Segundo é manter uma atividade física regular (3-4x na semana), que fortaleça e equilibre o corpo como um todo; sendo específico para o joelho, tem de focar em quadril e coxa. Em terceiro, não exagerar em atividades com impacto, que envolvam saltos, agachamentos e corrida, especialmente em terrenos irregulares, com subidas e descidas (inclui escadas).
Contudo, existem fatores que não podem ser mudados, como por exemplo, a genética, ou acidentes e traumas.
A artrite, não é fácil conviver com ela, mas podemos amenizar fazendo um tratamento correto, seguindo algumas recomendações médicas, podermos ter mais qualidade de vida…
Boa noite doutor gostaria de saber minha mãe está com artrose no último grau qual teria alguma posição de conforto na cama para aliviar a dor
André, não tem como definir uma posição de conforto na cama, o paciente que vai tentando e acha a melhor posição. Tem de ir numa consulta médica e levar os exames para poder avaliar o grau da artrose e tratamentos possíveis.
boa tarde , tenho artrose no joelho estou com muita dificuldade de fazer as atividades diárias ,como levantar do sofá ,ficar em pé sem apoiar , andar ou abaixar.
O que devo fazer ?
Cinthia, tem de ser avaliado o grau da sua artrose para avaliar as possibilidades de tratamento, como instruções gerais, leia aqui: https://meujoelho.com/pacientes/topico/dicas-melhor-tratamento-para-artrose/