Atividade física na Artrose: Exercícios com pesos, principalmente, os de resistência e atividades com impacto aumentam os minerais nos ossos e retardam o desenvolvimento da osteoporose em mulheres, diminuindo inclusive o risco de quedas de idosos. E não apenas para prevenção: os exercícios físicos também trazem benefícios aos pacientes com doenças crônicas.
Homens e mulheres com osteoartrites de um ou ambos os joelhos se beneficiam com um programa de caminhada e fortalecimento supervisionado, com melhora do status funcional, diminuição de dores e diminuição do uso de medicações.
Além disso, atividade física na artrose como exercícios para fortalecer joelho com desgaste cartilagem, ou seja, as atividades físicas também combatem a depressão e a ansiedade, facilitando a adaptação ao estresse, melhorando a qualidade do sono, o humor e a autoestima.
Fisioterapia e treinamento especializado em Brasília – DF >
Conheça mais sobre a artrose >
Importância dos exercícios para fortalecer joelho e outras articulações com desgaste cartilagem
Atividade física na artrose para artrose no joelho e demais articulações
Na hora de praticar uma atividade física, as três intervenções mais importantes para a melhora das articulações.
– o treino do equilíbrio (propriocepção)
Outras medidas que podem ajudar no sucesso do tratamento são modificações na vida diária. Entre elas, perder peso, evitar fazer esforços, usar tênis ou sapato mais confortável do que andar de chinelos ou descalço.
Quanto tempo de atividade física na artrose?
É importante ressaltar que o bom funcionamento de uma articulação depende da atividade dentro dos limites fisiológicos de cada pessoa. Assim, a atividade física na artrose funcional de uma junta é fundamental para a saúde e sua inatividade excessiva, prejudicial.
Vale ressaltar que pessoas que relataram um tempo maior de atividades de lazer e atividade física estão menos propensos a aumentar o peso. Em contraponto, indivíduos que estão com sobrepeso menos comumente permanecem ativos e com atividades físicas regulares. Nestes casos, pode ser necessário pelo menos 60 minutos de atividades físicas diárias de moderada intensidade (exercícios para artrose no joelho e demais articulações) para maximizar a perda de peso e evitar o efeito sanfona.
Dicas para cuidar dos músculos e articulações >
Como começar atividade física na artrose?
É importante citar que o excesso de atividades físicas pode, sim, facilitar a ocorrência de lesões musculoesqueléticas. Por isso, faça sempre aquecimentos de cinco a dez minutos e alongamentos adequados, aumentando gradativamente as atividades físicas, em vez de aumentar subitamente a intensidade dos exercícios para atividade física na artrose.
Pilates
A principal vantagem da prática é que ela é acessível a todas as pessoas, desde um atleta de alto rendimento até idosos com mobilidade reduzida. Crianças, gestantes e deficientes também pode praticar.
Caminhada
Um estudo recente publicado pela revista Arthritis Research & Therapy, afirma que “há evidências de efeitos benéficos de terapia de exercício em pacientes com osteoartrite do quadril ou joelho.” A pesquisa observou o efeito do exercício em pacientes entre 42 e 73 anos, que caminhavam durante três dias na semana, e certificou sua eficiência no tratamento de pacientes com artrose de joelho e quadril, com sensível melhora nas dores de quem sofria com a doença inflamatória.
Ciclismo
Andar de bicicleta melhora as funções gerais do corpo, além de ser uma atividade relaxante. O ciclismo proporciona a elevação do condicionamento cardiovascular, ajudando ainda no controle do peso, visto que o sobrepeso é um agravante da osteoartrite.
Hidroginástica
A água possui características físicas tais como pressão hidrostática, tensão superficial e temperatura, que contribuem significativamente para a terapia da artrose. A água reduz até 80% do peso corporal, reduzindo significativamente a pressão sobre as articulações, costas e torso. Entre seus benefícios, podemos citar a melhora do arco de movimento e da flexibilidade, fortalecimento muscular e melhora das funções do sistema cardiovascular.
Natação
A natação é um dos exercícios mais apropriados para pessoa com artrose, ou outros problemas nas articulações e juntas, por ser uma atividade que não oferece impacto. Nadar auxilia o equilíbrio muscular, uma vez que a realização da atividade envolve a maior parte dos músculos. A natação contribui ainda para a melhora da postura e da flexibilidade da coluna.
Dança
Dançar ajuda a manter ou elevar a flexibilidade do corpo, contribuindo para a movimentação normal das articulações, aliviando também a rigidez e, consequentemente, a dor. De quebra, a dança ainda auxilia no controle de peso.
Referências:
- Effects of exercise and physical activity promotion: meta-analysis informing the 2018 EULAR recommendations for physical activity in people with rheumatoid arthritis, spondyloarthritis and hip/knee osteoarthritis.
- How does exercise dose affect patients with long-term osteoarthritis of the knee? A study protocol of a randomised controlled trial in Sweden and Norway: the SWENOR Study.
- The role of muscle strengthening in exercise therapy for knee osteoarthritis: A systematic review and meta-regression analysis of randomized trials.
MUITO BOM! VOCÊ LEU TODO O CONTEÚDO. Ficou alguma dúvida? Então deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.
Qual hospital que o Dr. atende?
Atendo no Hospital Daher e nas minhas clínicas Salus Ortopedia e Fisioterapia, na Asa Norte e na Ceilândia, veja telefones e endereços em: https://meujoelho.com/pacientes/consultas/
Estou com 60 anos, tenho a perna direita 3cm menor que a esquerda, sempre senti dores no pé q queimei aos seis meses de vida, atualmente as dores intensificaram, joelho, panturrilha e o ciático, oparece que está enrijecendo que deve fazer?
Ivanilde, seu caso não é simples, precisa de uma avaliação melhor em consulta médica, através de exame físico e exames de imagem. Entre as hipóteses mais prováveis, está a artrose na coluna lombar ou/e no quadril.
Tenho 57 anos. Sinto terríveis dores nos dois joelhos principalmente no joelho esquerdo. Dá tipos uns estalos. Um barulho esquisito. Pra subir escadas sinto fortes dores. E geralmente preciso de apoio.
Oi Janeide, está parecendo um desgaste articular avançado no seu joelho, na região patelo-femoral (uma condropatia patelar avançada?). Tem de procurar marcar consulta para ter um diagnóstico preciso e ser proposto um tratamento adequado.
Tenho 53 anos, e a 2 meses tive uma dor insuportável no meu nervo ciático que quase caí, e desse dia pra cá meu joelho esquerdo incha e dói o tempo todo fica difícil pra caminhar e na parte de trás do joelho fica inchado e dolorido, pode ser por causa de minha coluna estou com 8 bicos de papagaio, obrigado
Oi Sandra, é improvável, pela descrição parecem ser doenças separadas, mas deve ser melhor investigado com o médico assistente.
Tenho 36 anos descobri q tenho artrite reumatoide em Outubro de 2019 e desde então estou encostada do Trabalho e em tratamento com um Reumatologista que vêem só aumentou as doses de corticóides para parar a Doença… sem resultados.
Sobre meus joelhos… mesmo em repouso sinto dores, tem estalado tbm e tem dias q ando com muita dificuldade…Ex: pra sentar no vaso sanitário grito pq os dois doem e pra levantar grito tbm pq forço tbm as mãos q estão tbm acometidas da Artrite… sobre os Joelhos: consigo tratá-los no Ortopedista ??Me ajudem
Dr. você atende pela ASSEFAZ? Obrigada
Oi Vilma, atendo assefaz sim -> https://meujoelho.com/pacientes/consultas/
Meu nome é Lucilene, há algum tempo venho sentido muita dor começa na lombar e vai pro joelho, muitas vezes tive dificuldades para andar e até sentar, fiz uma ressonância mas um médico diz que seria descarte do joelho o outro disse que não deu nada, mas ainda sinto muita dor. Tive febre reumática quando criança será que pode ser reumatismo?
Tenho 32 anos sempre sinto dores no joelho depois de jogar bola, há um tempo tive aumento de peso, fiz uma ressonância magnética e o médico pediu pra fazer fortalecimento pois os joelhos estavam desgastados, só o fortalecimento irá aliviar as dores?
Tenho 72 anos, estou com artrose no joelho direito, já fiz infiltrações, melhorou muito, mas depois de alguns anos voltou novamente, provavelmente pela sobrecarga nas caminhadas, e agora num estágio mais avançado, dores atrás, na panturrilha, na frente, gostaria de saber qual o melhor caminho para aliviar essas dores? Aguardo um diagnóstico.
Obrigado pela atenção.
Pedro Moura
Fiz cirurgia duas vezes no joelho e nunca mais foi o mesmo…. e já rompi mais de 60% to tentão partelar de novo
Atende através do convênio Geap?
Olá Rogério, joelhos desgastados lembra condropatia, é fortalecimento muscular de coxa e quadril associado com redução de peso (reduzir massa gorda e ganhar massa magra). Isso é o mais importante, principalmente você sendo tão jovem. Para aliviar os sintomas existem a fisioterapia analgésica, acupuntura, viscossuplementação e medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios. Saiba mais aqui: http://www.condropatia.com.br
Márcio, você não explicou quais foram essas duas cirurgias. Você tem ruptura de 60% do tendão patelar, mais de 50% é critério para tratamento operatório, que tem de ser realizado fazendo reforço com tendão semitendineo. Também não sei se você tem alguma doença associada que impeça ou que contribua para as lesões, como uso de corticosteroides em altas doses ou insuficiência renal grave.
Oi Maria Celeste, atendo GEAP sim.
Boa noite, me chamo Edinalva, agora dia 14 de maio fez um ano que passei por um processo de dores terríveis do quadril até o pé, daí procurei um ortopedista e ele me pediu uma ressonância magnética, fiz o exame somente dos quadris, daí acusou no exame que eu estava com tendinite nos glúteos médio e mínimo, bursite e hérnia de disco. Fiz fisioterapia e melhorou, só que eu sinto muita dor no joelho direito e uma dor na coxa pelo lado de trás, não consigo ficar em pé por muito tempo, nem com a perna encolhida e nem esticada é como se estivesse com um certo nervo encolhendo. O que será essa dor dr.
Edinalva, parece uma dor ciática, tem de investigar a coluna lombar. Busque uma consulta com ortopedista para investigar adequadamente.
Dr.eu estou com um poblema na perna direita,ela me dói muito,a dor começa na virilha e vai até os pés eu fiz um raio x da coluna,e pelo que sei não está nada bem,eu gostaria de saber como fazer,para ver se curo dessas dores,eu já nem durmo de tanta dor.
Boa noite eu me chamo Viviane tenho 30 anos e to sofrendo muito com o meu joelho esquerdo dores muito forte e pioraram mais agora ele começou a inchar.
Oi Viviane, nesse caso temos de começar fazendo um exame clínico e pedindo exames para investigação diagnóstica. Temos de descobrir o problema, ou problemas, para poder tratar.
Olá Washington, parece uma dor tipo ciática, tem de buscar um colega especialista em coluna (ortopedista ou neurocirurgião) e fazer um exame de ressonância. Tem tratamento, saiba mais sobre aqui: https://traumatologiaeortopedia.com.br/coluna
Olha Lucilene, a sua queixa é de lombociatalgia, a famosa dor ciática (veja aqui: https://traumatologiaeortopedia.com.br/coluna/ ), mas pode ter desgaste no joelho também. Merece fazer uma investigação na coluna lombar. Em relação a febre reumática, atinge mais o coração.
Pedro, não tem como dar um diagnóstico, pois não é uma consulta. Pela sua história, é o padrão habitual da evolução da artrose, como não sei o grau atual, mas você melhorou bastante com a infiltração (espero que seja a viscossuplementação, que associa o ácido hialurônico), acredito que possa tentar repetir a infiltração, e fazer um reforço muscular de coxa e quadril, e optar pela hidroginástica como atividade física principal. Graus muito avançados de artrose, somente a artroplastia. Veja mais aqui: https://meujoelho.com/ortopedista-especialista-na-terceira-idade-df/
Isamara, vc tem de controlar a artrite reumatóide, com medicamentos venosos, caso necessário, existem os biológicos, assim consegue reduzir o corticóide, tem de fazer as infiltrações com o reumatologista e medicação analgésica. É muito importante manter a força da coxa e quadril (veja aqui https://traumatologiaeortopedia.com.br/idoso/atividade-fisica-na-artrose/) , que reduz a dor nos joelhos e melhora a função, que você consegue com fisioterapia e fortalecimento direcionado (veja aqui https://meujoelho.com/pacientes/topico/fortalecimento-muscular-de-coxa-na-condropatia-patelar/ ). Pela ortopedia, é quando a incapacidade e a dor não estiver mais sendo controlada, para realizar a artroscopia para tentar reduzir a inflamação, ou mesmo partir para a artroplastia total de joelho, caso a articulação esteja muito desgastada. Pode acontecer em artrite reumatóide muito grave.