Ocorre próximo aos meniscos, geralmente na região lateral, na face externa do joelho, próximo à articulação, devido a uma lesão horizontal no menisco lateral. Contudo, pode ocorrer no compartimento medial também.
É uma variedade de cisto gangliônico associada a uma lesão meniscal. Freqüentemente sintomáticos e localizados junto ao menisco, os cistos perimeniscais ocorrem mais na região ântero-lateral do joelho. Alguns pacientes podem perceber uma massa palpável e dolorosa na região citada que, muitas vezes desaparece durante a flexão.
Sintomas: Um abaulamento que fica mais importante quando esticamos a perna (ao dobrarmos o joelho, ele diminui), que pode estar associado a um desconforto ou dor.
O diagnóstico é suspeitado durante a consulta e confirmado após o exame de ressonância magnética, na qual se verifica o cisto associado a lesão meniscal geralmente horizontal ou vertical.
Tratamento para cisto parameniscal
O tratamento não cirúrgico pode envolver medidas analgésicas ou até uma punção articular com infiltração.
O tratamento cirúrgico envolve a retirada do cisto e manejo da lesão meniscal (associado a menores taxas de recidiva da lesão). É tratada com uma operação via artroscópica.
Um Comentário