O esporão de calcâneo é uma saliência calcificada que se forma na parte inferior do osso calcâneo (osso do calcanhar). Esta saliência patológica se forma na planta do pé, junto à fáscia plantar, que é um forte tecido fibroso que ajuda a formar o arco longitudinal do pé.
O esporão de calcâneo é habitualmente confirmado, após exame clínico, por exame de raios X. É uma forma de exostose, uma excrescência óssea.
Quando um pé é exposto a um estresse constante, depósitos anômalos de cálcio se acumulam na parte inferior do osso do calcanhar, junto ao ponto de inserção da fáscia plantar. Neste ponto de inserção, a fáscia é tracionada quando apoiamos o pé no solo. Geralmente isto não afeta a vida diária de uma pessoa, no entanto, o estresse repetido pode fazer estes depósitos aumentarem, causando uma deformidade em forma de esporão, chamada esporão do calcâneo. Ao mesmo tempo, neste ponto ocorre um processo inflamatório que pode causar dor severa.
O esporão inferior no calcâneo está localizado na planta do pé e é tipicamente uma resposta à inflamação, à uma fasciíte insercional plantar, ao longo do tempo. O esporão não é uma deformidade aguda. Ele é a resposta à uma irritação/solicitação anômala crônica.
No osso calcâneo pode ainda existir um outro esporão, este na parte de trás, no local aonde se insere o tendão de Aquiles. É formado por tração constante do tendão de Aquiles no calcanhar durante a marcha. O esporão posterior é geralmente grande e pode as vezes ser palpável através da pele e pode ser removido cirurgicamente como parte do tratamento da tendinite insercional do tendão de Aquiles.
SINAIS E SINTOMAS
Esporão plantar (inferior) do calcâneo:
Os principais sintomas consistem em dor na região ao redor do esporão, causada por inflamação dessa região por micro traumatismos repetitivos. Quando o pé é submetido ao estresse constante, com solicitação frequente e tensionamento da fáscia plantar no ponto de sua inserção do calcâneo, isso causa a fasciíte plantar (inflamação da fáscia propriamente dita), e também micro lesões que levam ao depósito de cálcio no local. Forma-se assim o esporão no local aonde a fáscia se liga ao osso calcâneo. A dor habitualmente aumenta de intensidade nos primeiros passos, no apoio inicial, após períodos prolongados de descanso. Os pacientes podem relatar que a dor no calcanhar é mais intensa ao acordar pela manhã. Correr, caminhar, levantar grandes pesos, usar calçados femininos de salto muito alto, podem exacerbar o problema.
TRATAMENTOS
O esporão de calcâneo, junto com a inflamação da fáscia local, é uma patologia por lesão repetitiva, estresse regional. Portanto, uma modificação do estilo de vida é normalmente a melhor estratégia de gerenciamento dessa doença. Como exemplo: adequar os calçados, usar palmilhas amortecedoras, iniciar exercícios para pés e panturrilha. Músculos fortes e alongados na panturrilha e pés ajudam a aliviar o estresse do osso e fáscia e evitar a formação de esporões no calcanhar.
Aplicar gelo à área é uma maneira eficaz de obter bom alívio da dor. Associa-se a isso o uso de analgésicos, anti-inflamatórios, eventualmente corticoides orais ou sistêmicos, fisioterapia especializada,Tratamento por Ondas de Choque Extracorpórea,infiltrações locaise, se nenhuma dessas medidas for eficaz, cirurgia local.
Um Comentário