Fratura deslocada do colo do 5 metacarpo é uma das fraturas mais comuns da mão, em torno de 20% destas, e é a fratura de metacarpo mais comum. Apesar do nome, a sua incidência em pugilistas profissionais é rara. A causa mais frequente foi agressão (soco em superfície rígida), 48% dos casos, sendo que os homens jovens são os mais afetados por este tipo de fratura. A maior parte destas são lesões isoladas, simples, fechadas e estáveis.
O diagnóstico deste tipo de fratura é feito através de avaliação clínica e radiografia da mão, nas incidências anteroposterior, perfil e oblíqua.
O tratamento dessas fraturas pode ser conservador, através de uma redução e imobilização gessada, ou nos casos onde a fratura é instável, ou com presença de desvio rotacional o tratamento cirúrgico está indicado para manter a redução dos fragmentos ósseos. As principais indicações para tratamento cirúrgico incluem fraturas expostas, deformidade rotacional do dedo e desvio angular acima de 30-70 graus (angulação controversa na literatura).
As principais complicações da fratura do Boxer são rigidez e distúrbio de consolidação (angulação, rotação ou encurtamento) porém, na maior parte dos casos, gera pouca ou nenhuma limitação para atividades diárias.
Um Comentário