Pode ser sinal deimpacto no ombro,artrose,instabilidade do ombrooudiscinesia escapular. Geralmente, uma reabilitação adequada e fortalecimento resolvem o problema, ficando o tratamento operatório como última medida.

Fatores como a instabilidade e a hiperfrouxidão (mobilidade acima do normal) articular, além da idade do paciente ou até da má formação congênita nos ombros. O envelhecimento provoca perda natural de massa muscular e, consequentemente, há mais riscos para a saúde dos ombros. A partir dos 40 anos, além da instabilidade, podem surgir outros problemas no ombro, como lesões na cartilagem e artrose.

Prevenção:A prática orientada deexercícios físicos pode fortalecer a musculatura dos ombros e de toda a cintura escapular, compostos por três ossos de cada lado – clavícula, escápula e úmero. Dentre os músculos mais importantes a serem exercitados estão o manguito rotador (grupo de músculos e tendões que age para estabilizar o ombro), o romboide e o trapézio, ambos na parte superior das costas.