Fraturas no joelho
Principais fraturas no joelho que ocorrem:
O nosso joelho é uma importante articulação que é formada pela extremidade distal do fêmur, pela extremidade proximal da tíbia (e pela patela (rótula). O joelho ainda possui ligamentos que estabilizam a articulação, auxiliados pelos meniscos (interno ou medial e externo ou lateral), que estabilizam o joelho, e amortecem os impactos sobre as cartilagens.
As fraturas no joelho ocorrem normalmente devido a traumas de alta energia como acontece nos acidentes de carro e moto, atropelamentos, quedas de altura e esportes de impacto como futebol e lutas. Mas também podem ocorrer fraturas no joelho devido a quedas de escada e torções do joelho.
Quando as Fraturas Ocorrem?
Os acidentes automotivos e esportivos são os principais motivos das lesões sofridas na articulação e que levam a sua fratura. A fratura do joelho pode ocorrer na patela, côndilos femorais, platô tibial, eminência intercondilar da tíbia e tuberosidade da tíbia.
As fraturas do joelho são diagnosticadas por exames como o RX e a tomografia computadorizada que devem ser realizadas de urgência para que o tipo de tratamento seja tão logo definido.
O tratamento para fratura na região do joelho deve ser determinado após consulta com o ortopedista e vai variar de acordo com as características da lesão e do osso que foi atingido.
No caso da fratura, o tratamento, geralmente, envolve a realização de cirurgia. Hoje, existem placas e parafusos que permitem cortes mínimos e alta resistência da fixação, mesmo para ossos com osteoporose.
Quais são os sintomas da fratura no joelho?
Os principais sintomas após uma fratura no joelho são:
- Dor;
- Deformidade;
- Inchaço;
- Hematoma;
- Dificuldade de apoio do membro ao solo;
- Incapacidade de esticar o joelho, nos casos de fratura da patela.
Consequências
A fratura nos ossos do joelho também pode vir acompanhada de outras lesões como rompimento de ligamento, cartilagem e lesão no menisco. Por isso é muito importante procurar o ortopedista tão logo sofra a lesão, principalmente, se for uma fratura exposta, que exige atendimento médico imediato.
A cartilagem, por exemplo, é o tecido que reveste as articulações do corpo humano. Ela pode sofrer traumas que são causados por lesões como torção, contusão direta, distensões, ruptura de ligamentos ou um desgaste com o passar dos anos, que caracteriza a artrose.
Já os ligamentos funcionam como estabilizadores dessa articulação, que impedem o deslocamento anormal entre os ossos. O joelho possui quatro ligamentos: os cruzados anterior (LCA) e posterior (LCP) e os colaterais medial (LCM) e lateral (LCL).
A recuperação do paciente após ter o joelho quebrado também irá depender do tipo de fratura.
No entanto, na maioria dos casos restringirmos a carga (pisada ao solo) por algumas semanas após a cirurgia e, nos casos de fratura de patela, podemos indicar o uso de um imobilizador de joelho para proteger a cirurgia.
A consolidação da fratura costuma demorar em torno de 6 semanas. Porém, um retorno pleno às atividades de alta intensidade pode levar de 6 meses a 1 ano, dependendo da gravidade da fratura e da reabilitação realizada.
O tratamento adequado após a fratura do joelho é essencial para evitar complicações futuras.
MUITO BOM! VOCÊ LEU TODO O CONTEÚDO. Ficou alguma dúvida? Deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.
Boa noite eu me chamo Viviane tenho 30 anos e to sofrendo muito com o meu joelho esquerdo dores muito forte e pioraram mais agora ele começou a inchar.
Oi Viviane, nesse caso temos de começar fazendo um exame clínico e pedindo exames para investigação diagnóstica. Temos de descobrir o problema, ou problemas, para poder tratar.
Olá Washington, parece uma dor tipo ciática, tem de buscar um colega especialista em coluna (ortopedista ou neurocirurgião) e fazer um exame de ressonância. Tem tratamento, saiba mais sobre aqui: https://traumatologiaeortopedia.com.br/informe/ortopedia-coluna/
Atende através do convênio Geap?
Dr. você atende pela ASSEFAZ? Obrigada
Edinalva, parece uma dor ciática, tem de investigar a coluna lombar. Busque uma consulta com ortopedista para investigar adequadamente.
Dr.eu estou com um poblema na perna direita,ela me dói muito,a dor começa na virilha e vai até os pés eu fiz um raio x da coluna,e pelo que sei não está nada bem,eu gostaria de saber como fazer,para ver se curo dessas dores,eu já nem durmo de tanta dor.
Oi Sandra, é improvável, pela descrição parecem ser doenças separadas, mas deve ser melhor investigado com o médico assistente.
Oi Janeide, está parecendo um desgaste articular avançado no seu joelho, na região patelo-femoral (uma condropatia patelar avançada?). Tem de procurar marcar consulta para ter um diagnóstico preciso e ser proposto um tratamento adequado.
Isamara, vc tem de controlar a artrite reumatóide, com medicamentos venosos, caso necessário, existem os biológicos, assim consegue reduzir o corticóide, tem de fazer as infiltrações com o reumatologista e medicação analgésica. É muito importante manter a força da coxa e quadril (veja aqui https://www.traumatologiaeortopedia.com.br/idoso/atividade-fisica-na-artrose/) , que reduz a dor nos joelhos e melhora a função, que você consegue com fisioterapia e fortalecimento direcionado (veja aqui https://meujoelho.com/pacientes/topico/fortalecimento-muscular-de-coxa-na-condropatia-patelar/ ). Pela ortopedia, é quando a incapacidade e a dor não estiver mais sendo controlada, para realizar a artroscopia para tentar reduzir a inflamação, ou mesmo partir para a artroplastia total de joelho, caso a articulação esteja muito desgastada. Pode acontecer em artrite reumatóide muito grave.
Fiz cirurgia duas vezes no joelho e nunca mais foi o mesmo…. e já rompi mais de 60% to tentão partelar de novo
Márcio, você não explicou quais foram essas duas cirurgias. Você tem ruptura de 60% do tendão patelar, mais de 50% é critério para tratamento operatório, que tem de ser realizado fazendo reforço com tendão semitendineo. Também não sei se você tem alguma doença associada que impeça ou que contribua para as lesões, como uso de corticosteroides em altas doses ou insuficiência renal grave.
Boa noite, me chamo Edinalva, agora dia 14 de maio fez um ano que passei por um processo de dores terríveis do quadril até o pé, daí procurei um ortopedista e ele me pediu uma ressonância magnética, fiz o exame somente dos quadris, daí acusou no exame que eu estava com tendinite nos glúteos médio e mínimo, bursite e hérnia de disco. Fiz fisioterapia e melhorou, só que eu sinto muita dor no joelho direito e uma dor na coxa pelo lado de trás, não consigo ficar em pé por muito tempo, nem com a perna encolhida e nem esticada é como se estivesse com um certo nervo encolhendo. O que será essa dor dr.
Tenho 36 anos descobri q tenho artrite reumatoide em Outubro de 2019 e desde então estou encostada do Trabalho e em tratamento com um Reumatologista que vêem só aumentou as doses de corticóides para parar a Doença… sem resultados.
Sobre meus joelhos… mesmo em repouso sinto dores, tem estalado tbm e tem dias q ando com muita dificuldade…Ex: pra sentar no vaso sanitário grito pq os dois doem e pra levantar grito tbm pq forço tbm as mãos q estão tbm acometidas da Artrite… sobre os Joelhos: consigo tratá-los no Ortopedista ??Me ajudem
Oi Maria Celeste, atendo GEAP sim.
Meu nome é Lucilene, há algum tempo venho sentido muita dor começa na lombar e vai pro joelho, muitas vezes tive dificuldades para andar e até sentar, fiz uma ressonância mas um médico diz que seria descarte do joelho o outro disse que não deu nada, mas ainda sinto muita dor. Tive febre reumática quando criança será que pode ser reumatismo?
Qual hospital que o Dr. atende?
Tenho 53 anos, e a 2 meses tive uma dor insuportável no meu nervo ciático que quase caí, e desse dia pra cá meu joelho esquerdo incha e dói o tempo todo fica difícil pra caminhar e na parte de trás do joelho fica inchado e dolorido, pode ser por causa de minha coluna estou com 8 bicos de papagaio, obrigado
Tenho 32 anos sempre sinto dores no joelho depois de jogar bola, há um tempo tive aumento de peso, fiz uma ressonância magnética e o médico pediu pra fazer fortalecimento pois os joelhos estavam desgastados, só o fortalecimento irá aliviar as dores?
Tenho 72 anos, estou com artrose no joelho direito, já fiz infiltrações, melhorou muito, mas depois de alguns anos voltou novamente, provavelmente pela sobrecarga nas caminhadas, e agora num estágio mais avançado, dores atrás, na panturrilha, na frente, gostaria de saber qual o melhor caminho para aliviar essas dores? Aguardo um diagnóstico.
Obrigado pela atenção.
Pedro Moura
Oi Vilma, atendo assefaz sim -> https://meujoelho.com/pacientes/consultas/
Olá Rogério, joelhos desgastados lembra condropatia, é fortalecimento muscular de coxa e quadril associado com redução de peso (reduzir massa gorda e ganhar massa magra). Isso é o mais importante, principalmente você sendo tão jovem. Para aliviar os sintomas existem a fisioterapia analgésica, acupuntura, viscossuplementação e medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios. Saiba mais aqui: http://www.condropatia.com.br
Pedro, não tem como dar um diagnóstico, pois não é uma consulta. Pela sua história, é o padrão habitual da evolução da artrose, como não sei o grau atual, mas você melhorou bastante com a infiltração (espero que seja a viscossuplementação, que associa o ácido hialurônico), acredito que possa tentar repetir a infiltração, e fazer um reforço muscular de coxa e quadril, e optar pela hidroginástica como atividade física principal. Graus muito avançados de artrose, somente a artroplastia. Veja mais aqui: https://meujoelho.com/ortopedista-especialista-na-terceira-idade-df/
Atendo no Hospital Daher e nas minhas clínicas Salus Ortopedia e Fisioterapia, na Asa Norte e na Ceilândia, veja telefones e endereços em: https://meujoelho.com/pacientes/consultas/
Tenho 57 anos. Sinto terríveis dores nos dois joelhos principalmente no joelho esquerdo. Dá tipos uns estalos. Um barulho esquisito. Pra subir escadas sinto fortes dores. E geralmente preciso de apoio.
Olha Lucilene, a sua queixa é de lombociatalgia, a famosa dor ciática (veja aqui: https://www.traumatologiaeortopedia.com.br/coluna/ ), mas pode ter desgaste no joelho também. Merece fazer uma investigação na coluna lombar. Em relação a febre reumática, atinge mais o coração.
Ivanilde, seu caso não é simples, precisa de uma avaliação melhor em consulta médica, através de exame físico e exames de imagem. Entre as hipóteses mais prováveis, está a artrose na coluna lombar ou/e no quadril.
Estou com 60 anos, tenho a perna direita 3cm menor que a esquerda, sempre senti dores no pé q queimei aos seis meses de vida, atualmente as dores intensificaram, joelho, panturrilha e o ciático, oparece que está enrijecendo que deve fazer?