Reconstrução do Ligamento Cruzado Posterior
Bem no centro do joelho, há 2 ligamentos importantes que se cruzam, o ligamento cruzado anterior e oligamento cruzado posterior. O ligamento cruzado posterior é o ligamento mais forte do joelho, possuindo quase o dobro da força de resistência do ligamento cruzado anterior, só que raramente precisa de Reconstrução do Ligamento Cruzado Posterior. Por ser o ligamento mais forte do joelho, sua lesão é incomum, sendo necessário um trauma (pancada) com energia cinética elevada. Em outras palavras, a lesão do ligamento cruzado posterior ocorre em virtude de acidentes mais graves.
Situações que provocam lesão do ligamento cruzado posterior
A lesão do ligamento cruzado posterior (LCP) pode ocorrer no esporte:
- Após queda com o joelho dobrado;
- Após uma pancada, desferida por outro atleta, com o joelho completamente esticado;
- Por atropelamento, produzindo impacto direto contra o joelho completamente esticado;
- Por projeção do corpo, impactando o joelho contra o painel do carro ou da moto.
Uma lesão que provoca poucos sintomas
Diferente dalesão do ligamento cruzado anterior, quando ocorre somente lesão do ligamento cruzado posterior, o que é muito raro, o paciente não costuma apresentar tanta sensação de instabilidade (sensação do joelho sair do lugar) não necessitando de Reconstrução do Ligamento Cruzado Posterior. Normalmente, o paciente sente desconforto e um pouco de instabilidadequando sobe e desce escadas, ou quando se levanta da cadeira.
Na maioria dos casos, entretanto, como a força necessária para romper o LCP é grande, a sualesão ocorre combinada com a de outros ligamentos, como o ligamento cruzado anterior, canto posterolateral e ligamento colateral medial, mudando as indicações de Reconstrução do Ligamento Cruzado Posterior.
Tratamento da lesão do ligamento cruzado posterior do joelho
Existem 3 espectros da lesão do LCP: lesão somente do ligamento cruzado posterior, lesão do ligamento com um fragmento de osso (i.e., uma fratura) e lesão combinada com outros ligamentos e estruturas (menisco e cartilagem). No primeiro espectro, em que há lesão somente do LCP, geralmente o tratamento consiste em imobilização com órtese e reabilitação fisioterápica. Caso não ocorra cicatrização satisfatória, que acontece em menos de 10% dos casos, realiza-se a reconstrução do ligamento cruzado posterior.
No segundo espectro, em que o LCP é arrancado junto com um fragmento de osso, normalmente realizamos a fixação do fragmento para reconstrução do ligamento cruzado posterior com um parafuso e imobilizamos o joelho com uma órtese pré-fabricada ou tala gessada. No terceiro espectro, em que há lesão do LCP e outros ligamentos e estruturas do joelho, as opções de tratamento consistem nas mesmas utilizadas para lesões de múltiplos ligamentos (lesão do canto posterolateralelesões de múltiplos ligamentos do joelho).
Tempo de recuperação da cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado posterior (LCP)
A recuperação após a cirurgia para reconstruir o ligamento cruzado posterior rompido é lenta. São 7 a 12 meses para a recuperação plena. Mas não se assuste. Este tempo é para a recuperação completa. Não significa que você ficará com a perna pra cima, sem dobrar e sem pisar por todo este tempo.
A cada semana você terá um ganho. Por exemplo, em duas semanas, espera-se que você já consiga dobrar o joelho 90°. Com seis semanas, provavelmente, você já poderá pisar com todo o peso do seu corpo no chão.
Os exercícios são iniciados no primeiro dia após a cirurgia, sendo que a cada semana você poderá fazer mais exercícios com complexidade crescente. No início, só poderá fazer exercício para levantar e abaixar a perna. Com 6 semanas, iniciará bicicleta ergométrica; com 3 meses, poderá caminhar livremente; corrida, aos 4 meses; até que conseguirá participar de esportes de alto impacto entre 7 e 12 meses.
Sobre o Dr. Márcio Silveira, especista em joelho, ortopedia do idoso e traumatologia esportiva em Brasília / DF >
Sobre o ligamento cruzado posterior (LCP) >
Um Comentário