A patela é um osso móvel que se localiza na parte da frente do nosso joelho e auxilia no mecanismo de extensão da articulação. Está articulada com o fêmur e está fixada na articulação devido aos ligamentos e músculos.

Síndrome da Hiperpressão Lateral da patela

A Síndrome da Hiperpressão Lateral da patela é uma anormalidade causada por vários fatores tais como: joelho valgo, fraqueza muscular, displasia troclear, trauma, dentre outros, onde a patela não se articula com o fêmur e esta fica inclinada e parcialmente deslocada na parte lateral.

Pode provoca uma pressão exacerbada, e caso não seja tratada a tempo, a cartilagem começa a entrar em processo de degeneração e desencadeia a condropatia e posterior artrose.

A hiperpressão lateral é causada pelo desequilíbrio do osso da patela, causado pela inflamação e redução da cartilagem do joelho, que reveste os ossos da articulação. Tal inflamação é originada por comprometimento da biomecânica do movimento do joelho, que depende do correto posicionamento da patela, alinhamento dos ossos da perna e da coxa, promovendo o deslizamento adequado da patela na medida em que flexionamos e estendemos o joelho.

A patela consiste em um osso que funciona como uma polia, isto é, facilita a ação do músculo da coxa (quadríceps) em estender o joelho sem lesionar os ossos (fêmur e da tíbia). Há dor na porção da frente do joelho, que se agrava ao caminhar ou correr, subir e descer escadas, agachar. Quando sentamos por muito tempo com o joelho flexionado 90o, o músculo quadríceps traciona a patela contra o fêmur, e caso haja algum desalinhamento, ocorrerá dor.

A síndrome de hiperpressão lateral, normalmente tem como causa o mau alinhamento do aparelho extensor do joelho que leva a que quando o quadríceps se contrai, a rótula se desvie lateralmente, originando hiperpressão na sua faceta externa e eventualmente instabilidade e luxação recidivante.

Alguns dos fatores que causam tal desalinhamento e hiperpressão lateral são:

  • Rotação interna ou externa do fêmur ou tíbia
  • Joelho valgo
  • Hipoplasia ou displasia da patela
  • Fraqueza muscular
  • Trauma
  • Alteração na forma da patela
  • Pé pronado

hiperpressão lateral

Sintomas da hiperpressão lateral da patela

As queixas mais frequentes do paciente que sofre com a hiperpressão lateral da patela são as dores na frente do joelho onde a patela está localizada, e os estalos são comuns juntamente com os inchaços e a limitação dos movimentos.

  • Dor no joelho, principalmente na porção interna (medial) ao flexionar ou se levantar depois de ficar muito tempo sentado;
  • Estalo no joelho;
  • Pode ter dor atrás da coxa e do joelho;
  • Inchaço e limitação do movimento.

Saiba sobre a síndrome patelar dolorosa >
Conheça as causas da sobrecarga no mecanismo extensor >

, Síndrome da hiperpressão lateral da patela, Dr. Márcio Silveira: Ortopedista Especialista em Traumatologia Esportiva, Joelho - Adulto e Infantil - e Idoso

, Síndrome da hiperpressão lateral da patela, Dr. Márcio Silveira: Ortopedista Especialista em Traumatologia Esportiva, Joelho - Adulto e Infantil - e Idoso

, Síndrome da hiperpressão lateral da patela, Dr. Márcio Silveira: Ortopedista Especialista em Traumatologia Esportiva, Joelho - Adulto e Infantil - e Idoso

Tratamento

As formas de tratamento da hiperpressão lateral da patela dependerão do grau em que se encontra esta lesão podendo ir do método conservador (fisioterapia, uso de compressas, pilates, reabilitação muscular, uso de antiinflamatórios) ao cirúrgico em casos extremos de mau alinhamento, luxação ou processo avançado de artrose (liberação lateral, mosaicoplastia, patelectomia lateral, artroplastia).

Referências:

– Liberação retinacular lateral da patela: o que mudou nos últimos dez anos
– Síndrome da hiperpressão patelar lateral: tratamento fisioterapêutico

TEM ALGUMA DÚVIDA? Então deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.