Escápula em ressalto (“Snapping scapula” ou “Washboard syndrome”), que é uma desordem da articulação escapulotorácica que pode passar desapercebida ou ser bastante incapacitante. Ela é caracterizada por crepitação ou estalido, produzido pela movimentação da escápula, podendo causar dor ediscinesia escapular.
É importante observar que a crepitação escapulotorácica não é sempre sintomática.
Clinicamente, a escápula em ressalto é caracterizada por crepitação, associada com disfunção e dor no ângulo supero-medial da escápula, que pode estar alada, e a musculatura dos peitorais, encurtada.
O tratamento, a princípio, é conservador, exceto nas condições onde existam fatores mecânicos que estejam provocando atrito escapulotorácico como: o elastofibroma, osteocondroma e alterações ósseas da borda supero-medial da escápula.
O tratamento não cirúrgico deve ser composto por analgesia, correção postural, alongamento, fortalecimento e reequilíbrio da muscular. O uso de infiltrações com corticóides na região da bursa é bastante efetivo no alívio dos sintomas.
O tratamento cirúrgico clássico consiste na ressecção da borda supero-medial da escápula e reinserção da musculatura. Estudos recentes mostram a tendência de fazer a remoção somente da bursa, que acredita-se ser a causadora da disfunção, na ausência de deformidades ósseas.
Um Comentário